Conmebol cancela Independiente x Universidad de Chile por confusão generalizada no estádio

Conmebol anunciou o cancelamento da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI), válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2025, devido a uma confusão generalizada que inviabilizou a continuidade do jogo no Estádio Libertadores da América, em Buenos Aires. A entidade informou que o caso será encaminhado aos seus órgãos jurídicos para decidir quem avança às quartas de fase.

O jogo estava empatado em 1 a 1 no placar da noite desta quarta-feira (20) quando foi interrompido. Como a Universidad de Chile havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, estava virtualmente classificada pelo placar agregado (2 a 1) no momento da paralisação.

Motivo do Cancelamento

O duelo foi interrompido na segunda etapa quando torcedores chilenos começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local do Independiente. A situação escalou quando um indivíduo lançou um objeto piroclástico (similar a um sinalizador) em direção à arquibancada argentina.

A organização evacuou e realocou torcedores do Independiente para evitar maiores conflitos. No entanto, um grupo de argentinos agrediu violentamente os poucos torcedores da Universidad de Chile que permaneceram no estádio.

Próximos Passos e Precedente

A Conmebol seguirá um procedimento jurídico semelhante ao adotado no caso Colo-Colo x Fortaleza, cancelado na fase de grupos. Na ocasião, os três pontos foram concedidos ao Fortaleza. Como esta é uma fase eliminatória, a entidade precisará definir qual clube avança para enfrentar o Alianza Lima (PER) nas quartas de final.

Em nota, a Conmebol atribuiu o cancelamento à “falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais” e afirmou que todas as informações sobre os incidentes serão encaminhadas ao seu Comitê Disciplinar.