América-RN é rebaixado no Campeonato Potiguar após empate sem gols com Potiguar de Mossoró

O América-RN foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Potiguar 2026 após empatar por 0 a 0 com o Potiguar de Mossoró na sexta rodada da primeira fase, em jogo disputado no Estádio O Fião, em Serra do Mel. O resultado deixou o time sem chances matemáticas de se manter na elite estadual, a menos que consiga recuperar pontos no julgamento do caso de escalação irregular.

Empate e situação na tabela

No confronto desta quarta-feira, o América-RN não conseguiu balançar as redes e viu a equipe potiguar segurar o zero no placar durante os 90 minutos. Com o empate, o clube potiguar chegou a -4 pontos na classificação geral depois da aplicação de penalizações.

A pontuação negativa no estadual é resultado de uma punição por escalação irregular de um jogador, que fez o time perder 18 pontos e cair da liderança para a zona de rebaixamento nas rodadas anteriores.


Caso de pontos e julgamento no TJD

O América-RN ainda pode recorrer da perda de pontos. O caso está sob análise do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), que julgará a tentativa de recuperação dos pontos perdidos por conta da irregularidade na escalação. A depender do resultado desse julgamento, o clube pode ter uma última chance de manter a vaga na elite do estadual no próximo ano.

Impacto esportivo da queda

O rebaixamento marca uma fase difícil para o América-RN no futebol potiguar em 2026. Além do revés na tabela estadual, a equipe já vinha enfrentando críticas e desafios após a punição por descumprimento do regulamento de escalação.

Com a queda confirmada, o clube precisará se planejar para disputar a segunda divisão no próximo Campeonato Potiguar e buscar o retorno à elite em 2027, caso o julgamento do TJD-RN não reverta os pontos perdidos.