Brasil se destaca na abertura das Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina 2026

Brasil contagia público na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

A delegação do Brasil foi um dos destaques na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, realizada nesta sexta-feira (6) no Estádio San Siro, na Itália. Os atletas brasileiros mostraram carisma e espontaneidade durante o desfile das nações, animando o público presente no evento oficial que marca o início das competições até 22 de fevereiro.


Desfile com passinho, mortal e animação

O Brasil foi a 14ª delegação a desfilar na cerimônia de abertura e se destacou com animação e estilo no desfile. Entre os momentos mais comentados estava a demonstração de passos de dança — incluindo um mortal e um “passinho” característico — que chamou a atenção de torcedores e espectadores.


Porta-bandeira e líderes da delegação

Lucas Pinheiro, principal esperança de medalha do país no esqui alpino, foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia e ajudou a contagiar o público com entusiasmo durante a apresentação. Em outras localidades da cerimônia, como Cortina d’Ampezzo, Nicole Silveira, do skeleton, também liderou parte do desfile brasileiro com passos animados.



Maior delegação brasileira na história dos Jogos de Inverno

A participação do Brasil em 2026 é marcante também pelo número de atletas: o país foi representado por 15 competidores, a maior delegação já enviada às Olimpíadas de Inverno desde sua primeira participação. Esse fato reforça a presença crescente do Brasil nas competições de neve e gelo.


Repercussão e clima geral da cerimônia

A cerimônia de abertura não só destacou a delegação brasileira, como também mesclou apresentações artísticas, shows musicais e homenagens à cultura italiana. O evento contou com performances de artistas renomados, festividades em várias cidades-sede e a tradicional entrada de atletas de dezenas de países, abrindo oficialmente os Jogos Olímpicos de Inverno 2026.