Síndica registra boletim de ocorrência após acusações e ameaças em condomínio de Samambaia (DF)

A síndica de um condomínio em Samambaia, no Distrito Federal, registrou um boletim de ocorrência por calúnia, difamação e ameaça depois de ser acusada de desvio de dinheiro e ter sido alvo de ofensas verbais por uma moradora, conforme divulgado em reportagem nesta quarta‑feira, 21 de janeiro de 2026.

Conflito começou por divergências internas

Segundo relato, o desentendimento começou após divergências sobre a individualização dos hidrômetros e a gestão financeira do condomínio, temas que geraram uma intensa discussão entre a síndica e uma conselheira fiscal da mesma unidade residencial.

A síndica afirmou ter sido chamada de “ladra” pela moradora — acusação proferida inclusive na frente de funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB) — e ter sofrido ameaças e ofensas em uma área comum do prédio, o que motivou a ida à delegacia.


Registro policial e imagens de segurança

A ocorrência foi registrada na delegacia especializada, com o registro de crimes de calúnia, difamação e ameaça. Câmeras de segurança do condomínio teriam captado parte da confusão, e as imagens foram anexadas ao procedimento policial para auxiliar na investigação.

A moradora que fez as acusações acabou sendo levada à delegacia, onde assinou um termo de compromisso para responder em liberdade pelas acusações que lhe são imputadas.

Questões recorrentes em condomínios

Desentendimentos entre moradores e administração de condomínios, muitas vezes motivados por debates sobre gestão financeira, taxas condominiais ou instalação de equipamentos (como hidrômetros e medidores individualizados), podem evoluir para conflitos legais quando não são resolvidos por meio de assembleias ou mediação, levando alguns casos a serem registrados na polícia para apuração das responsabilidades.