Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou uma consulta aos órgãos do Poder Judiciário da União (PJU) para analisar a viabilidade de uma proposta de reajuste salarial de 24% para servidores do Judiciário Federal. Importante ressaltar que, a proposta, caso se confirme, ainda precisará ser deliberada pelo Plenário da Corte para, somente depois, ser encaminhada ao Congresso Nacional. Dessa forma, os servidores não devem esperar a incorporação dos valores em curto prazo. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), os tribunais superiores, conselhos e TJDFT estão, portanto, estudando uma nova proposta feita pelo STF, que consiste em um reajuste salarial de 24%, escalonado em três parcelas, sendo: 8% a partir de 1º de julho de 2026; 8% a partir de 1º de julho de 2027; 8% a partir de 1º de julho de 2028. Até o momento, a única decisão administrativa confirmada referente a reajuste salarial é a de 7 de agosto, que concedeu 8% sobre o vencimento básico a partir de julho de 2026. A nova proposta de 24%, portanto, é uma ampliação que ainda está em fase inicial de consulta e discussão interna nos tribunais superiores, conselhos e no TJDFT.
STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

STF: mais de 3 mil querem assistir julgamento do golpe

Mais de 3 mil pessoas disputam vaga para acompanhar julgamento histórico no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou um interesse recorde para o julgamento da Ação Penal 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado no Brasil. Nos dias 27 e 28 de agosto, 3.357 pessoas se inscreveram para tentar assistir, de forma presencial, às sessões que começam em 2 de setembro. Este evento é conhecido como o julgamento Bolsonaro STF, um dos casos mais aguardados no cenário político brasileiro.

A Corte disponibilizou apenas 150 lugares por sessão para o público geral. Com isso, os primeiros 1.200 inscritos serão divididos ao longo das oito sessões programadas, entre manhã e tarde. Os demais interessados, mais de dois mil cidadãos, poderão acompanhar o julgamento ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça, aplicativo TV Justiça+ e canal oficial do STF no YouTube. O julgamento Bolsonaro no STF será transmitido e visto por milhares de pessoas por esses meios.

A procura também foi intensa entre jornalistas. O credenciamento da imprensa registrou 501 profissionais de comunicação, do Brasil e do exterior, que terão 80 assentos reservados na cobertura.

📅 Sessões já confirmadas:

  • 2/9 – 9h às 19h
  • 3/9 – 9h às 12h
  • 9/9 – 9h às 19h
  • 10/9 – 9h às 12h
  • 12/9 – 9h às 19h

Quem está no banco dos réus

O chamado “Núcleo 1” reúne nomes de grande peso político e militar, incluindo Jair Bolsonaro, cujo julgamento no STF é altamente esperado.

  • Jair Bolsonaro (ex-presidente da República)
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
  • Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)
  • Braga Netto (ex-ministro da Defesa e da Casa Civil)
  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
  • Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin)
  • Mauro Cid (ex-ajudante de ordens)

Eles respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Assim, o julgamento Bolsonaro no STF é central para essas acusações.

O julgamento é considerado um dos mais relevantes da história recente do país, e promete mobilizar tanto a sociedade quanto o cenário político nacional. Todos os olhos estarão voltados para o julgamento Bolsonaro STF nos próximos dias.

Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.