Polícia mata Umberto Gomes, suspeito de executar Ruy Ferraz

Um dos principais suspeitos de participar da execução do ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi morto em um confronto com a polícia nesta terça-feira (30). Umberto Alberto Gomes, de 39 anos, foi localizado por equipes da Polícia Civil de São Paulo e do Paraná em um conjunto habitacional popular em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. De acordo com as autoridades, o suspeito reagiu à abordagem e foi morto durante a troca de tiros.

Umberto era apontado pelas investigações como o possível atirador no assassinato de Ruy Ferraz, ocorrido em 15 de setembro em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A Polícia Civil havia decretado sua prisão temporária após encontrar suas digitais em uma casa em Mongaguá usada pelos criminosos para planejar o ataque. O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, confirmou a morte em suas redes sociais, destacando que Umberto tinha passagens por roubo e associação criminosa.

A investigação do caso avança em várias frentes. Até o momento, quatro suspeitos já foram presos e outros três continuam foragidos, incluindo um conhecido como “Mascherano” no Primeiro Comando da Capital (PCC), facção apontada como mandante do crime. As linhas de investigação apontam que o assassinato pode estar relacionado ao histórico de Ruy Ferraz no combate ao crime organizado – ele foi um dos responsáveis pela prisão de Marcola, líder do PCC – ou a sua atuação recente como secretário municipal em Praia Grande. A morte de Umberto representa um avanço significativo, mas a polícia segue em busca dos demais envolvidos no elaborado esquema de emboscada que tirou a vida do ex-delegado.


Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.