Lula e presidente da Turquia discutem Gaza e esforços pela paz em telefonema

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, conversaram por telefone nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, sobre a situação na Faixa de Gaza e os atuais esforços internacionais para promover a paz na região, informou o Palácio do Planalto.

Temas centrais da conversa

Durante a ligação, os dois líderes trocaram impressões sobre a crise em Gaza, destacando a importância de iniciativas diplomáticas para poner fim aos confrontos e aliviar a grave crise humanitária que afeta o território palestino. A discussão fez parte de um diálogo mais amplo sobre questões regionais e globais.

O presidente turco enfatizou que todas as iniciativas voltadas para estabelecer a paz em Gaza são importantes e expressou apreço pela postura do Brasil em se posicionar ativamente sobre a situação no enclave. Erdogan também reiterou a intenção de seu país de continuar os esforços para encerrar a catástrofe humanitária, promover a paz e apoiar a reconstrução da região.


Cooperação bilateral além da crise

Além da crise humanitária, Lula e Erdoğan comentaram sobre temas relacionados às relações bilaterais entre Brasil e Turquia, incluindo a intenção de fortalecer cooperação em diversas áreas, bem como manter o diálogo contínuo em fóruns internacionais.

Contexto internacional

A conversação entre os presidentes ocorre em meio a um contexto de esforços diplomáticos mais amplos envolvendo a criação de mecanismos internacionais para apoiar a paz em Gaza. Tanto o Brasil quanto a Turquia estão entre os países convidados a participar de iniciativas multilaterais que visam acompanhar o processo de reconstrução e estabilidade no território após conflitos prolongados.