Criar arte/capa 16:9 sem texto

Mastercard executa dívida do BRB e passa a deter 6,93% do capital do banco

📰 Mastercard executa dívida do BRB e passa a deter 6,93% do capital do banco

A Mastercard tornou-se dona de 6,93% do capital social do Banco de Brasília (Banco de Brasília“]) após executar uma dívida da instituição financeira. A participação corresponde a aproximadamente R$ 230 milhões em ações.

Do total, 3,67% são ações ordinárias (11.750.000 papéis) e 13,21% são ações preferenciais (21.934.706 papéis), somando 33.684.706 ações emitidas pelo BRB.

A informação foi divulgada pelo próprio banco na noite desta terça-feira (20/1), por meio de fato relevante ao mercado. Segundo o comunicado, o BRB recebeu correspondência da Mastercard Brasil Soluções de Pagamentos Ltda. informando a excussão de alienação fiduciária, mecanismo acionado quando há inadimplência no cumprimento de uma obrigação financeira.


De acordo com o documento, a Mastercard comunicou ao banco, na segunda-feira (19/1), que houve a consolidação da propriedade das ações em seu favor, passando a deter participação relevante no capital social da instituição financeira.

Apesar da operação, a empresa destacou que não há intenção de alterar o controle acionário nem a estrutura administrativa do BRB. Em nota, a Mastercard informou que a aquisição decorre exclusivamente da execução da garantia e que as ações serão alienadas.

“A empresa informou que fará a venda das ações, não tendo a intenção de manter participação acionária no BRB, nem de exercer os direitos políticos a elas vinculados durante o período em que realizará a venda dos ativos”, diz o comunicado.

O BRB esclareceu ainda que a operação segue o disposto na Resolução CVM nº 44/2021 e demais normas aplicáveis, reforçando que a participação societária adquirida pela Mastercard é temporária e não interfere na governança ou no controle do banco.

Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.