Arruda se filia ao PSD com Kassab e mira o GDF em 2026

Arruda se filia ao PSD, volta ao tabuleiro de 2026 e mira “resgate” de Brasília em ato no Ulysses Guimarães

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda voltou oficialmente ao cenário partidário na noite desta segunda-feira (15/12) ao se filiar ao PSD, em evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A cerimônia reuniu lideranças locais e nacionais e foi tratada, nos bastidores, como o pontapé inicial de uma ofensiva política para recolocar Arruda no centro da disputa pelo Palácio do Buriti em 2026.

A solenidade teve a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que desembarcou na capital para conduzir o ato e prestigiar o lançamento de Arruda como pré-candidato ao GDF. Também estiveram no evento dirigentes e parlamentares da legenda, incluindo Antônio Brito, líder do PSD na Câmara dos Deputados, além de outras lideranças nacionais citadas na articulação.

Crédito: Roberto Rodrigues


No discurso, Arruda buscou carimbar uma mensagem objetiva: ele se considera apto a concorrer. O ex-governador afirmou não ver entraves jurídicos para uma eventual candidatura e sustentou que, no seu caso, o prazo de inelegibilidade já teria se esgotado — argumento que ele associa a alterações no marco legal sobre contagem do período de inelegibilidade. Em seguida, ampliou o tom político: criticou a situação atual do DF, citando gargalos em saúde, educação e mobilidade, e defendeu uma agenda de investimentos com “obras estruturantes”, como a expansão do metrô, além de um “projeto de resgate” para que Brasília volte a ser referência em qualidade de vida.

A costura partidária também foi evidenciada. O PSD no Distrito Federal é presidido por Paulo Octávio, a quem Arruda fez agradecimentos durante o ato, reforçando a tentativa de consolidar unidade interna e musculatura para 2026.

Entre os presentes, foram citados e/ou registrados no evento nomes do campo político local, como o deputado federal Alberto Fraga (PL), que concentrou sua fala em críticas duras ao atual governo e afirmou que o grupo pretende derrotar a gestão nas urnas. “Hoje é uma esculhambação”, disse Fraga ao atacar a condução da saúde e decisões financeiras do Executivo local, numa fala voltada a mobilizar a militância e a marcar o “tom” da pré-campanha.

Aliados também apontaram a presença do ex-senador Gim Argello no encontro. E, conforme relatos de organizadores e lideranças que circularam pelo evento, também participaram dirigentes de outras siglas convidadas — incluindo o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, o presidente do PRD-DF, Lucas, e o pré-candidato ao Senado Marcos Vicenzo.

Nos bastidores, a leitura é que a filiação busca montar um “guarda-chuva” de alianças com diálogo amplo, “sem radicalismo ideológico”, como o próprio Arruda sinalizou ao mencionar conversas em andamento com lideranças de diferentes campos para construir uma frente competitiva até o primeiro trimestre de 2026.

Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.