CEO da Amazon diz que tarifas de Trump começaram a impactar preços de produtos

O CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou que as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sob o ex-presidente Donald Trump estão começando a se refletir nos preços de alguns produtos vendidos na plataforma de e-commerce, segundo declaração feita em entrevista à CNBC durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça).

Tarifas começam a ser sentidas nos preços

Jassy explicou que, no passado, a empresa e muitos vendedores terceirizados anteciparam a compra de estoques antes da imposição das tarifas para tentar manter os preços baixos aos consumidores. No entanto, a maior parte desse estoque acabou no outono passado no Hemisfério Norte, e agora alguns vendedores estão repassando os custos adicionais decorrentes das tarifas para os preços finais dos itens oferecidos na plataforma.

Ele destacou que essa mudança está ocorrendo de forma gradual: alguns vendedores optam por aumentar os preços para compensar os custos mais altos, outros absorvem parte do impacto para manter a demanda, e alguns adotam uma abordagem intermediária.


Mudança em relação a declarações anteriores

A declaração de Jassy marca uma mudança em relação ao que havia sido dito no ano anterior, quando ele afirmou que a empresa não tinha observado aumentos significativos de preços após a imposição das tarifas. Atualmente, com o estoque antecipado já esgotado, os efeitos dessas tarifas começam a aparecer nas estratégias de precificação dos vendedores.

Reação do mercado e comportamento do consumidor

Apesar do impacto percebido, Jassy afirmou que os consumidores continuam resilientes nas compras, buscando ofertas e permanecendo ativos na plataforma, embora estejam mais cautelosos em relação a itens de maior valor ou compras discricionárias.