Autoridades trabalham para descobrir a causa da explosão do foguete sul-coreano HANBIT-Nato, na noite desta segunda-feira (23), na Base Alcântara, no Maranhão. A aeronave decolou, sem tripulação, e fazia seu primeiro voo comercial em uma base em solo brasileiro.
Com isso, havia uma grande expectativa do lançamento do foguete, que acabou frustrado. Centenas de pessoas acompanhavam o lançamento em solo quando ele explodiu. Inclusive, muitos nem perceberam que era uma explosão e continuaram acompanhando, como se o veículo tivesse seguido rota normal.
Esse lançamento aconteceu às 22h13 (de Brasília), em Alcântara. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), houve uma ‘anomalia’, que causou a colisão com o solo e não deixou feridos.
FAB e Bombeiros analisam destroços do foguete
Agora, profissionais da FAB e, também, do Corpo de Bombeiros do Maranhão foram até o local. E analisam os destroços do foguete para tentar descobrir uma pista sobre o que aconteceu.
Além disso, a Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo projeto, colabora com a investigação. E tenta entender o que levou o veículo a falhar. Como não havia tripulação, o incidente não teve grandes proporções.
Desde o início, já se tinha problemas com o lançamento, que deveria ter ocorrido em novembro. Mas, acabou adiado para 17 de dezembro, devido a uma anomalia e, depois, para o dia 19, quando mais um imprevisto trocou a data para 22 de dezembro.
Segundo a empresa, esse veículo espacial contava com 21,8 metros de comprimento. Além disso, tinha 20 toneladas de peso.
Nesta missão, o equipamento colocaria satélites em órbita da Terra. E, também, tinha mais cinco satélites pequenos e outros três dispositivos, feitos em parceria entre Brasil e Índia.
Tragédia matou 21 pessoas em 2003
A explosão desse foguete sul-coreano não tripulado fez muita gente lembrar da tragédia de 2003, também na Base de Alcântara. Na oportunidade, o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), iria enviar o equipamento para o espaço.
Porém, uma explosão na base deixou 21 mortos, todos eles cientistas e pesquisadores. E gerou uma grande comoção, além de paralisar o lançamento de foguetes e satélites por muitos anos.
https://x.com/HiltonFranco/status/2003275549867995561?s=20































































