Português que deixou time da Série B igualou Abel e superou inícios de Jesus, Artur Jorge e Jardim no Brasil

O técnico português Rui Duarte, que deixou recentemente o comando do Athletic Clube, teve um desempenho no futebol brasileiro que chegou a igualar os números de Abel Ferreira e superou os inícios de Jorge Jesus, Artur Jorge e Leonardo Jardim em seus trabalhos no país, de acordo com levantamento comparativo feito pela imprensa esportiva.


Rui Duarte e o início na Série B

Rui Duarte chegou ao Brasil em junho de 2025 para comandar o Athletic na Série B do Campeonato Brasileiro, e logo no começo da sua trajetória acumulou resultados que chamaram a atenção. Em seus primeiros jogos à frente do clube, ele guiou a equipe a um desempenho comparável ao de Abel Ferreira, que teve um começo de trabalho muito elogiado no Palmeiras.

Esse início se destacou inclusive quando comparado aos técnicos Jorge Jesus e Artur Jorge, nomes portugueses com passagens marcantes pelo futebol brasileiro, além de Leonardo Jardim, outro europeu atuante no país.



Desempenho e saída do Athletic

Apesar do começo promissor no comando do Athletic, Rui Duarte não conseguiu manter a sequência de resultados na temporada seguinte e acabou saindo do clube após o rebaixamento no Campeonato Mineiro de 2026.

A passagem dele pelo time da Série B foi marcada por altos e baixos: após um bom desempenho inicial com vitórias importantes, a equipe enfrentou dificuldades no estadual e acabou na zona de degola, o que culminou na saída do treinador e de parte da comissão técnica.


Estratégia de técnicos portugueses no Brasil

Nos últimos anos, nomes de treinadores portugueses ganharam destaque no futebol brasileiro, com Abel Ferreira sendo um dos mais longevos e vitoriosos no comando do Palmeiras e outros profissionais como Jorge Jesus, Artur Jorge e Leonardo Jardim atuando em clubes de ponta. A presença desses técnicos tem ampliado a diversidade de estilos e estratégias no futebol nacional.

A comparação entre o início do trabalho de Rui Duarte e desses nomes reforça a atenção que o país tem dado ao desempenho de técnicos estrangeiros em competições nacionais, mesmo em equipes menores ou em divisões como a Série B.


Encerramento

Apesar da saída após rebaixamento no Campeonato Mineiro, o começo de Rui Duarte na Série B deixou uma marca estatística que se compara às de grandes treinadores estrangeiros no Brasil. Isso evidencia a influência crescente de técnicos portugueses no futebol brasileiro e levanta discussões sobre estilo de jogo e adaptação em diferentes divisões.