No episódio exibido no programa Fantástico desta domingo (14 de janeiro de 2026), o corpo de bombeiros do Paraná comentou sobre o caso do **jovem de cerca de 20 anos que ficou perdido por cinco dias na trilha do Pico Paraná, na Serra do Mar, no litoral do estado.
O comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) deu um conselho direto ao jovem após o resgate: segundo ele, se o rapaz tivesse ficado no mesmo lugar depois de se perder, uma equipe de resgate poderia tê‑lo encontrado ainda no mesmo dia, por volta das 14 h, durante as buscas organizadas.
O jovem desapareceu quando se separou de uma amiga durante a descida da trilha e acabou escorregando por um penhasco em um trecho de pouca sinalização. Sem comunicar sua localização nem seguir recomendações de segurança, ele acabou caminhando por mais de 20 km em terreno íngreme e denso até encontrar uma fazenda onde recebeu ajuda e conseguiu ser resgatado com vida.
Reencontro com a amiga e lições aprendidas
Após ser encontrado, o jovem — debilitado, mas consciente — reencontrou a amiga com quem iniciou a trilha. Eles conversaram sobre a situação, e o episódio serviu como alerta sobre a importância de seguir protocolos de segurança ao fazer caminhadas em áreas de mata fechada, como permanecer em um ponto identificado e registrar a entrada na trilha quando obrigatórios.
As orientações dos bombeiros reforçam que, em situações de emergência em trilhas ou montanhas, manter‑se em um local seguro e visível pode agilizar o trabalho de busca e resgate, além de reduzir riscos adicionais à própria vida e às equipes de salvamento


























































