Obesidade infantil supera desnutrição e preocupa especialistas

A diferença entre “comer” e “se nutrir” tem se tornado cada vez mais discrepante ao longo das décadas, e os dados da Unicef comprovam e validam tal afirmação.

O relatório “Alimentando o Lucro: como os Ambientes Alimentares Estão Falhando com as Crianças” traz dados coletados em aproximadamente 190 países e mostra que, a partir de 2015, houve um discreto (porém preocupante) aumento do número de obesos entre 5 e 19 anos em relação aos desnutridos nessa mesma faixa etária.

Há algumas décadas, pobreza e desnutrição andavam juntas, visto que o acesso à alimentação mínima diária era mais difícil. Hoje, essa relação se inverteu — mas ainda está longe de ser o cenário ideal, já que 81% da população com sobrepeso ou obesidade está concentrada em países de baixa e média renda.

O acesso a alimentos ultraprocessados, o baixo custo de produção e venda desses produtos e a cultura de incentivo ao consumo criada pela mídia são fatores que contribuem para o aumento da obesidade entre crianças e jovens.

Enquanto a desnutrição coloca em risco o desenvolvimento neuropsicomotor e imunológico de crianças, a obesidade aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças metabólicas crônicas, que são fatores de risco para enfermidades graves na vida adulta, como infarto e AVC.

Medidas educacionais e de saúde pública são essenciais para combater tanto a desnutrição quanto a obesidade, se almejarmos um futuro com adultos mais saudáveis e com mais qualidade de vida. Incentivar a produção e reduzir impostos sobre alimentos in natura, garantir alimentação escolar de qualidade, promover esportes nas escolas e estruturar espaços públicos para atividades físicas podem impactar positivamente a saúde das nossas crianças.

Em tempos em que a comercialização de medicamentos antiobesidade só cresce no mundo, é preciso olhar com mais atenção para a origem do problema e nos esforçarmos, enquanto sociedade, para a prevenção de uma doença que só aumenta em todo o mundo.

Avatar photo
Ginecologista e nutrólogo com foco na saúde da mulher, Dr. Iverson Medeiros assina a coluna Conexão Hormonal no RaniNewsTV. Com linguagem clara e acolhedora, ele aborda temas como equilíbrio hormonal, nutrição, libido, TPM, autoestima e longevidade feminina, sempre com base científica e cuidado integral.