foto: Paulo Pinto / São Paulo FC

São Paulo vence Botafogo com gol de Dinenno e é vice-líder

Em uma noite carregada de emoção no Morumbi, o São Paulo conquistou uma vitória crucial sobre o Botafogo por 1 a 0, neste domingo (14), em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário, marcado pelo atacante argentino Juan Dinenno ainda nos minutos iniciais, não só deu os três pontos ao Tricolor como também encerrou um longo jejum artilheiro do camisa 9, provocando lágrimas de alívio e felicidade no gramado.

Diante de 38 mil torcedores, o time de Carpini começou pressionando e foi recompensado rapidamente. Aos 7 minutos do primeiro tempo, o lateral Enzo Díaz aproveitou o corredor esquerdo e cruzou rasteiro na área. A bola chegou a Dinenno, que, com esperteza, tocou de primeira entre o zagueiro Kaio Pantaleão e o goleiro Gatito Fernández (que havia substituído Neto, contundido nos minutos iniciais), para balançar as redes.

O momento foi de pura catarse para o centroavante, que não marcava um gol desde agosto de 2024, pelo Cruzeiro – um jejum que se estendia por mais de um ano. A comemoração, com as lágrimas rolando, comoveu a torcida e os companheiros de equipe, em um marco pessoal e profissional para o jogador.

Controle Tricolor e Reação Alvinegra

Na sequência do gol, o São Paulo conseguiu controlar as ações e administrou melhor o placar. O time criou outras oportunidades com James Rodríguez e Lucas Moura, mas não conseguiu ampliar. O Botafogo, por sua vez, sentiu o golpe inicial e demorou a se reorganizar. A equipe carioca só conseguiu oferecer perigo real no segundo tempo, principalmente com Tiquinho Soares, mas se deparou com a sólida defesa tricolor e com boas defesas do goleiro Rafael.

A vitória por 1 a 0 reflete um duelo estratégico, onde o São Paulo foi mais eficiente e mostrou maturidade para segurar o resultado, mesmo sob pressão final do Botafogo.

Tabela e Próximos Desafios

Os três pontos foram extremamente valiosos na briga pela ponta da tabela. Com este resultado, o São Paulo chegou aos 38 pontos, ultrapassando o Botafogo e assumindo a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, agora atrás apenas do Palmeiras.

O foco do Tricolor, no entanto, muda radicalmente de competição agora. Na próxima quinta-feira (18), o time embarca para um desafio hercúleo: enfrentar a LDU na altitude de Quito, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. O confronto tem gosto de revanche, já que o time equatoriano foi o mesmo que eliminou o Botafogo da competição na fase anterior.

Pelo Brasileirão, o São Paulo retorna à ação no próximo domingo (21), em um clássico paulista contra o Santos, na Vila Belmiro.

Já o Botafogo, que agora soma 35 pontos e vê sua campanha estagnar, precisa se reerguer rapidamente. Eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, o Alvinegro tem apenas o Brasileirão como objetivo restante na temporada. A próxima missão será diante do Atlético-MG, no sábado (20), no estádio Nilton Santos.