Globo corta cenas de José Dumont em reprise de Terra Nostra

A TV Globo decidiu remover a grande maioria das cenas do ator José Dumont na reprise da novela “Terra Nostra”, atualmente exibida no Vale a Pena Ver de Novo. De acordo com apurações, a emissora eliminará aproximadamente 95% das participações do ator, condenado em 2023 por armazenar material de pornografia infantil.

A decisão partiu do próprio departamento de edição da Globo, que optou por cortar praticamente todas as cenas de Dumont para “não desagradar o público ou receber críticas” por manter seu espaço original na trama. Na produção de 1999, o ator interpretava um proprietário de comércio que interagia principalmente com o personagem de Antônio Fagundes (Gumercindo).

Segundo as informações, a emissora eliminou as interações entre os dois personagens, preservando apenas uma “revelação” considerada essencial para o desenvolvimento da narrativa. Todas as outras cenas de Dumont com personagens secundários também foram removidas da versão que vai ao ar.

Contexto do Caso

José Dumont foi preso em flagrante em setembro de 2022 pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por armazenar fotos e vídeos de sexo com crianças e adolescentes. O ator também foi acusado de manter relacionamento com um menor de idade. Em 2023, foi condenado a 1 ano e 10 dias de reclusão em regime aberto, além do pagamento de multa.

Na época da descoberta do caso, Dumont estava no início das gravações de “Todas as Flores”. A Globo imediatamente removeu o ator da novela, substituindo-o por Jackson Antunes, e todas as suas cenas foram regravadas do zero.

A reprise de “Terra Nostra” começou em agosto de 2024 no horário das 14h15, substituindo “Verdades Secretas II”. A novela original foi exibida entre 1999 e 2000 em 209 capítulos, tornando-se um grande sucesso de audiência e crítica.

Esta não é a primeira vez que a Globo edita reprises para remover atores envolvidos em controvérsias. A emissora mantém uma política de não promover ou dar visibilidade a profissionais condenados por crimes graves, especialmente aqueles que envolvem violência ou abuso contra menores.