Flamengo leva vantagem, mas gol de Carrillo complica classificação

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 nesta quinta-feira (18), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores, mas um gol sofrido nos acréscimos deixou a classificação para as semifinais em aberto. Diante de um recorde de público, o time rubro-negro fez dois gols nos primeiros nove minutos, mas viu o atacante Carrillo descontar para os argentinos no último lance do jogo.

A partida começou de forma avassaladora para o Flamengo. Aos 14 segundos de jogo, no primeiro lance da partida, Pedro abriu o placar: após jogada veloz de Sérgio Plata pela direita, o camisa 9 dominou na área, girou e bateu cruzado para vencer o goleiro Muslera. Foi o gol mais rápido da Libertadores 2024.

Aos 9 minutos, o Flamengo ampliou. Em jogada pela esquerda, Ayrton Lucas cruzou e Nicolás de la Cruz (citado erroneamente como Varela no texto original) acertou belo chute de primeira, sem deixar a bola cair, para fazer o segundo gol rubro-negro.

Com a vantagem consolidada, o Flamengo diminuiu a intensidade e passou a administrar o resultado – uma decisão que se mostrou arriscada. Aos 36 minutos do segundo tempo, Sérgio Plata, que já estava amarelado, foi expulso em lance polêmico. O árbitro interpretou como falta do jogador do Flamengo após ele ser atingido por um zagueiro adversário.

A expulsão deu ânimo extra ao Estudiantes, que já pressionava por um gol de honra. Aos 46 minutos, já nos acréscimos, o atacante Carrillo aproveitou rebote dentro da área e diminuiu para os argentinos, deixando a eliminatória completamente em aberto.

Próximos Desafios

O Flamengo agora se volta para o Clássico dos Milhões contra o Vasco, no domingo (21), pelo Campeonato Brasileiro. A decisão da vaga na semifinal da Libertadores será na próxima quinta-feira (25), em La Plata, na Argentina.

Pelo regulamento da competição, um empate classifica o Flamengo, que tem a vantagem do gol fora de casa. O vencedor desta eliminatória enfrentará na semifinal o vencedor do duelo entre Racing e Vélez Sarsfield.