Audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal reúne autoridades e moradores para debater o Plano Diretor de Transporte do DF
Audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal reúne autoridades e moradores para debater o Plano Diretor de Transporte do DF

GDF convoca audiência pública para debater futuro da mobilidade no DF

O Governo do Distrito Federal convocou audiência pública para debater o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF. A reunião ocorrerá na Câmara Legislativa dias antes do fim do recesso legislativo, marcado para 30 de janeiro. O objetivo é coletar sugestões e subsídios que possam aperfeiçoar o processo decisório da Secretaria de Transporte e Mobilidade sobre as novas diretrizes que guiarão a política de mobilidade urbana da capital nos próximos anos.

Participação popular garantida

Além da audiência presencial, haverá consulta pública disponível no mesmo dia. Os interessados poderão contribuir por meio de formulário específico distribuído aos participantes no início do evento e entregues durante a audiência. Durante agosto e setembro, o GDF realizou oficinas temáticas de debates sobre a proposta nas regiões administrativas do DF, quando moradores puderam apresentar sugestões ao texto. A nova fase busca ampliar ainda mais a participação social nas decisões.


Instrumento de planejamento estratégico

O Plano Diretor de Transporte Urbano é instrumento de planejamento que define políticas e estratégias relacionadas ao transporte e mobilidade urbana nas cidades. O documento estabelece diretrizes para investimentos em infraestrutura, expansão do transporte público, criação de corredores exclusivos, integração entre modais e medidas de incentivo ao transporte sustentável. A atualização do plano se faz necessária diante do crescimento populacional e da expansão territorial do Distrito Federal.

Vai de Graça bate recorde

O programa Vai de Graça, que oferece gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, encerrou 2025 com mais de 31 milhões de viagens realizadas. A iniciativa funcionou ao longo de 69 dias e contribuiu para aumento no volume anual de acessos ao sistema, que passou de 360,6 milhões em 2024 para 388,6 milhões em 2025. Durante dezembro e início de janeiro, o benefício foi ampliado para eventos festivos, consolidando-se como política de inclusão social e mobilidade urbana que também estimula a economia local ao facilitar deslocamentos para comércio, lazer e turismo.