Passageiros relataram esperas de até sete horas na imigração após adoção do novo sistema eletrônico
Após caos no Aeroporto de Lisboa, governo suspende sistema que substituiu carimbo em passaportes
Visitantes de fora da União Europeia chegaram a enfrentar até sete horas de espera para passar pelo novo controle eletrônico de imigração.
Após meses de longas filas no controle migratório do Aeroporto de Lisboa, o governo português decidiu suspender, por três meses, o sistema eletrônico que substituiu o carimbo em passaportes. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30) e inclui o reforço no número de agentes e de equipamentos no controle de fronteiras.
O Sistema de Entrada/Saída (EES, na sigla em inglês) começou a ser adotado em outubro por 29 países europeus, entre eles Portugal, França e Espanha. O objetivo é registrar a entrada e a saída de viajantes por meio de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais.
O sistema é obrigatório para cidadãos de fora da União Europeia, como os brasileiros, além de visitantes da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Na prática, porém, a implementação do EES provocou filas de até sete horas no Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa. Nas redes sociais, passageiros relataram cenas de caos, atrasos e longas horas de espera nos últimos dias.


























































