O youtuber Felca, nome artístico de Felipe Bressanim Pereira, falou pela primeira vez na TV sobre a repercussão de seu vídeo-denúncia sobre adultização de crianças nas redes sociais. O depoimento aconteceu no programa Altas Horas, da TV Globo, e destacou que “não é sobre mim, é sobre a causa”.
No vídeo publicado no YouTube, que ultrapassou 10 milhões de visualizações, Felca expôs os riscos das redes sociais para crianças e adolescentes e denunciou o influenciador Hytalo Santos, preso na última sexta-feira (15), em São Paulo, junto ao marido Israel Nata Vicente, sob acusação de exploração de menores.
“Não é sobre mim, é sobre a causa”
Felca celebrou o alcance do conteúdo e disse que ficou impressionado ao receber fotos de famílias assistindo juntas ao vídeo.
“Me mandaram fotos de pessoas assistindo ao meu vídeo na horizontal no ônibus, no metrô. Fico muito feliz porque não é sobre mim, é sobre a causa”, afirmou no Altas Horas.
Crescimento nas redes sociais
Após o caso ganhar repercussão nacional, Felca revelou que suas redes sociais cresceram de forma exponencial:
“Tinha em todas as redes, talvez, 15 a 20 milhões. Na rede social principal, 8,8. Hoje, só na rede principal, [tenho] 15,5. Em cinco dias, foram mais de sete milhões e crescendo.”
O alerta sobre a adultização
No depoimento, o youtuber explicou o motivo que o levou a gravar o vídeo:
“Observei na internet esse movimento de crianças produzindo conteúdo e o público era dividido entre crianças e pais, mas tinha pedófilos. Se mostrar, eram conteúdos inocentes, criança brincando, se divertindo, mas tinha pedófilos ‘cantando’ aquelas crianças. Você vê aquilo, vê pessoas que adultizam propositalmente a criança, se você não sente uma indignação, não é ser humano. Eu senti essa indignação, liguei a câmera no meu quarto e causou um movimento tão gigantesco que está sendo nebuloso.”
Repercussão nacional
O caso gerou debates sobre segurança digital e a exposição de crianças nas redes sociais, envolvendo órgãos como o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho, que investigam o influenciador Hytalo Santos.
Para entender mais sobre os riscos da exposição infantil na internet, leia também no RaniNewsTV: Adultização nas redes sociais: o que é e como evitar.
DEIXE UM COMENTÁRIO