Distribuição das datas favorece a formação de feriadões em 2026
O governo federal publicou no Diário Oficial da União a portaria que estabelece o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2026. Ao todo, serão 10 feriados nacionais. Desses, nove cairão em dias úteis, tornando o próximo ano um dos mais favoráveis para a formação de feriados prolongados.
De acordo com o calendário oficial, sete feriados vão ocorrer em segundas ou sextas-feiras. Isso facilita a emenda com os fins de semana. Entre eles estão o Dia do Trabalho, celebrado em uma sexta-feira, e o Dia da Independência do Brasil, que cairá em uma segunda-feira.
Algumas datas também possibilitam a formação de feriadões com apenas um dia adicional de folga. A Confraternização Universal, em 1º de janeiro, cairá em uma quinta-feira, enquanto o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, será em uma terça-feira. E isso permite que trabalhadores planejem viagens ou descanso prolongado sem precisar de muitos dias de férias.
Aproximadamente nove feriados nacionais podem ser emendados, dependendo da decisão de conceder folgas extras, mas é preciso que cada empresa ou órgão público autorize essas emendas. E além dos feriados oficiais, a inclusão dos pontos facultativos, como o Carnaval e o Corpus Christi, amplia ainda mais o número de dias úteis com possibilidade de folga ao longo do ano, oferecendo mais chances de feriadões estratégicos.
O calendário completo foi ao ar na última edição do Diário Oficial da União.


























































