A partir desta segunda-feira (13), os brasileiros contam com uma nova ferramenta de pagamento em sua rotina financeira: o Pix Automático. A novidade, lançada pelo Banco Central, chega para revolucionar o pagamento de contas recorrentes, oferecendo mais praticidade e controle direto ao consumidor. Diferente de uma transferência Pix comum, esta nova modalidade permite que o usuário autorize, uma única vez, que pagamentos padronizados sejam realizados automaticamente todo mês.
Mas, como funciona o Pix Automático na prática? O processo é simples e todo gerenciado pelo aplicativo do seu banco. O consumidor precisa acessar o internet banking ou app da instituição financeira e autorizar a cobrança recorrente. Essa autorização pode ser feita diretamente no app ou pela leitura de um QR Code ou Pix Copia e Cola fornecido pela empresa que emite a conta. A grande vantagem é o controle: é possível estipular um valor máximo para cada pagamento, definir se o banco pode usar o limite do cheque especial caso não haja saldo e escolher se quer receber notificações antes de cada débito.
De acordo com o Banco Central, o Pix Automático é uma alternativa moderna ao débito automático tradicional e pode ser usado para uma variedade de serviços, como contas de água, luz, gás, telefone, internet, mensalidades de escola e academia, e até seguros. Para pessoas físicas, a ferramenta é gratuita, assim como o Pix tradicional. Já para empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) que queiram receber por esse meio, há um custo, que, segundo o BC, deve ser menor que o do débito automático convencional.
Uma das diferenças mais significativas em relação ao débito automático tradicional é a interoperabilidade. Com o Pix Automático, uma empresa pode cadastrar suas cobranças no sistema do BC e receber de clientes de qualquer banco, sem a necessidade de firmar convênios individuais com cada instituição financeira. Além disso, os pagamentos podem ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana, superando a limitação de horários e dias úteis do débito comum. A ferramenta também é segura: em caso de cobranças indevidas, o cliente pode solicitar o ressarcimento via Mecanismo Especial de Devolução (MED). O cancelamento da autorização é imediato e pode ser feito a qualquer momento pelo app do banco, dando ao usuário total controle sobre suas finanças e promovendo uma inclusão financeira ao não depender de cartão de crédito, um benefício para os 60% da população de baixa renda que não possui esse produto.





































DEIXE UM COMENTÁRIO