O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou um Painel de Oportunidades Mercosul-União Europeia para ajudar empresas brasileiras a identificar novas oportunidades de exportação criadas pelo acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. A iniciativa consolidou dados sobre comércio entre os blocos e foi divulgada nesta quinta-feira (15/01/2026).
Painel reúne dados estratégicos
A nova ferramenta digital reúne informações detalhadas sobre mercados compradores, produtos exportados pelo Brasil para a UE, distribuição regional das exportações, tarifas aplicadas e o cronograma de redução de tarifas previsto no acordo. O objetivo é orientar exportadores e apoiar decisões estratégicas baseadas em dados oficiais.
O painel foi desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e funciona como um instrumento de política pública para democratizar o acesso à informação, reduzir assimetrias e apoiar decisões de empresas, estados e entidades setoriais com base nas oportunidades geradas pelo acordo.
Como funciona a ferramenta
A plataforma permite visualizações segmentadas por Unidade da Federação e por produto, o que ajuda empresários a entender como cada estado brasileiro já atua no mercado europeu e quais mercados e segmentos têm maior potencial de expansão com a eliminação ou redução de tarifas no comércio bilateral.
Segundo a secretária de Comércio Exterior do MDIC, a ferramenta é uma “primeira contribuição em um esforço contínuo de implementação do acordo”, ao organizar informações estratégicas sobre fluxos comerciais e colocar esses dados à disposição de quem decide, produz e exporta.
Implementação e próximos passos
O Painel de Oportunidades surge em um momento de avanço das negociações e da expectativa de implementação do acordo Mercosul-UE, previsto para entrar em vigor no segundo semestre de 2026, após a assinatura formal e os processos de ratificação pelos parlamentos dos países envolvidos.
A ferramenta pode apoiar exportadores brasileiros a se prepararem para acessar um dos maiores mercados consumidores do mundo, reforçando o papel do comércio exterior como vetor de crescimento econômico e inserção internacional das empresas nacionais.
Encerramento
Com o lançamento do painel, o governo busca facilitar a transformação dos compromissos comerciais do acordo Mercosul-União Europeia em oportunidades concretas de negócios, incentivando exportações, impulsionando a competitividade das empresas brasileiras e contribuindo para um planejamento mais eficiente do comércio internacional.


































































