Cela de Bolsonaro na Papudinha em Brasília tem 54 m² e área externa

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15/01/2026) para uma cela no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecida popularmente como Papudinha. A unidade em que ele ficará tem cerca de 54,7 m² de área interna e cerca de 10 m² de área externa privativa.

A determinação foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após Bolsonaro cumprir parte de sua pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A medida atendeu a pedidos da defesa e foi justificada pelo magistrado como adequada para atender necessidades estruturais e de saúde.

**Estrutura da cela

**
A cela — tecnicamente chamada de Sala de Estado-Maior — é composta por quarto, banheiro, sala de estar, cozinha, lavanderia e área externa, além de espaço interno amplo em relação às celas comuns do sistema prisional. Embora a unidade tenha capacidade para até quatro pessoas, Bolsonaro ficará custodiado sozinho.


Segundo informações divulgadas em vídeo pela imprensa, a área externa permite banho de sol e atividades físicas privadas, sem controle rígido de horário, e existe também espaço para visitas familiares e fisioterapia, conforme as regras da unidade.

Comparação com a cela anterior

O novo local é significativamente maior do que a cela anterior na Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro cumpria parte da sua pena e cuja área era consideravelmente menor.

Encerramento

Com a transferência para a Sala de Estado-Maior no Batalhão da PM, o ex-presidente cumprirá o restante da pena de 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados ao atentado ao Estado Democrático de Direito, em um ambiente considerado mais amplo e estruturado dentro do complexo penitenciário da Papuda.