Botafogo sofre derrota pelo Nacional Potosí

Botafogo sofre derrota na estreia da Libertadores

Botafogo sofre derrota na estreia da Libertadores

Botafogo foi derrotado pelo Nacional Potosí por 1 à 0, nesta quarta-feira (18), na estreia daCopa Libertadores. A partida foi disputada no Estádio Víctor Agustín Ugarte, a quase quatro mil metros de altitude e teve gol de Baldomar, marcando um início difícil na competição.

Mesmo com bom desempenho no primeiro tempo com o time carioca sofreu o gol logo na etapa final. A equipe teve diversas oportunidades e chegou a acertar a trave, mas não conseguiu evitar a derrota. O confronto de volta será na próxima quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Para avançar, o Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença, enquanto o Nacional joga por um empate.

Antes da decisão, o Alvinegro enfrenta o Boavista Sport Club pela semifinal da Taça Rio do Campeonato Carioca, já o Nacional terá a semana livre até a partida no Rio de Janeiro.


Primeiro tempo

Mesmo enfrentando os efeitos da altitude, o Botafogo apresentou organização tática na primeira etapa e conseguiu equilibrar as ações após início de pressão dos donos da casa. A partir da metade do primeiro tempo, o time passou a controlar a posse de bola e teve boas oportunidades de golear. Montoro, Newton e Matheus Martins tiveram chances claras de abrir o placar, mas não conseguiram. Apesar do desempenho consistente, a equipe carioca já demonstrava desgaste físico ao fim da etapa inicial.

Segundo tempo

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Baldomar aproveitou cruzamento na área e cabeceou livre para marcar o gol da vitória boliviana. Após abrir o placar, o Nacional manteve a postura agressiva. O Botafogo respondeu em jogada construída por Walace Davi e Vitinho, que cruzou para Montoro. Livre na segunda trave e sem goleiro, o camisa 10 acertou a trave. Os bolivianos ainda chegaram a ampliar com Álvarez, mas o lance foi anulado por impedimento. Por fim, o Botafogo perde para Nacional Potosí na altitude pela Libertadores e agora aposta na força do Nilton Santos para reverter o placar e seguir vivo na competição continental.

Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) também fui autora de artigo publicado na revista Cadernos de Internacionalização. Atualmente, sou estudante de jornalismo. Meus interesses são política, relações internacionais e cobertura de temas nacionais e internacionais.