As exportações da China cresceram 6,6% em dezembro de 2025 na comparação com o mesmo mês de 2024, superando as expectativas dos analistas e o resultado de novembro (5,9%), de acordo com dados divulgados pelo órgão alfandegário do país. O desempenho também ficou acima da estimativa média de alta de cerca de 2,5% projetada pela FactSet para o mês.
O aumento das exportações acontece em meio a um cenário em que a balança comercial chinesa segue forte, com superávit de cerca de US$ 114 bilhões em dezembro, valor maior do que o registrado no mês anterior. Tanto as exportações quanto as importações cresceram em ritmo elevado no mês, com as importações subindo 5,7%, acima dos 1,9% observados em novembro.
A expansão das vendas externas reflete uma demanda global ainda resiliente por produtos chineses, com destaque para mercados fora dos Estados Unidos, onde as exportações chinesas têm sido ampliadas diante de barreiras tarifárias e desaceleração da demanda americana. Ainda assim, a China continua vendo crescimento de embarques para outras regiões, contribuindo para o resultado positivo no final de 2025.
Especialistas apontam que o desempenho acima do esperado nas exportações em dezembro reforça o papel do comércio internacional como um motor de crescimento econômico da China, apoiando a economia mesmo em um contexto de tensões comerciais globais e desafios de demanda interna.


























































