Dirigente do Flamengo compara Filipe Luís a Guardiola e descarta estilo Simeone

José Boto vê Filipe Luís “mais Guardiola” e distante de Simeone e Jorge Jesus

Dirigente do Flamengo compara Filipe Luís a Guardiola e vê técnico distante do estilo Simeone e Jorge Jesus

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, afirmou que o técnico Filipe Luís possui um perfil de jogo mais próximo de treinadores adeptos do futebol posicional e ofensivo do que do estilo defensivo e reativo de nomes como Diego Simeone e Jorge Jesus, com quem o ex-lateral trabalhou durante a carreira como jogador.

Em entrevista ao podcast português No Princípio Era a Bola, Boto afirmou que, apesar de Filipe Luís ter absorvido conceitos importantes com Simeone — especialmente no aspecto de liderança e organização defensiva —, sua visão de jogo atual se aproxima muito mais da escola de Pep Guardiola.

Dirigente do Flamengo compara Filipe Luís a Guardiola e descarta estilo Simeone

“Ele aprendeu muita coisa com o Simeone, sobretudo a nível de liderança e comportamentos defensivos. Mas tenho certeza de que é muito mais próximo de Guardiola, Mikel Arteta, Enzo Maresca e Roberto De Zerbi do que do Simeone ou mesmo do Jorge Jesus. Ele encara o jogo de uma forma diferente”, afirmou o dirigente.

Segundo Boto, o Flamengo comandado por Filipe Luís tem como principal característica o controle do jogo por meio da posse de bola, ocupação racional dos espaços e construção ofensiva desde a defesa, marcas associadas ao chamado “jogo posicional”, popularizado por Guardiola no futebol europeu.


O dirigente também destacou a influência direta da comissão técnica nesse modelo. De acordo com ele, o auxiliar espanhol Ivan Palanco, que integra a equipe de Filipe Luís, tem formação ligada à escola do Barcelona, o que reforça a identidade tática do time rubro-negro.

“O assistente dele traz toda uma escola do Barcelona, de jogo posicional, e isso é claramente perceptível na forma como o Flamengo joga”, avaliou Boto.

Para o diretor de futebol, o perfil de Filipe Luís como treinador o coloca em uma rota natural de projeção internacional, com potencial para, em breve, comandar clubes do futebol europeu, caso mantenha a evolução apresentada no início da carreira como técnico.

Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.