Kassab se alia a Lula para tentar tirar mandato de Ciro Nogueira em 2026
PSD e PT articulam chapa ao Senado no Piauí e dificultam reeleição do senador do PP
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, se uniu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma articulação política que mira diretamente a reeleição do senador Ciro Nogueira nas eleições de 2026. Essa aliança, na qual Kassab se une a Lula para tirar mandato de Ciro Nogueira, pode mudar o cenário político futuro. Kassab se une a Lula para tirar mandato de Ciro Nogueira, visando enfraquecer ainda mais a posição de Ciro.
Segundo apuração da coluna, Lula e Kassab fecharam um acordo para lançar o deputado federal Júlio César (PSD-PI) como candidato ao Senado pelo Piauí. O outro nome da chapa será o atual senador Marcelo Castro (MDB-PI). Esta decisão é parte dos esforços de Kassab para se unir a Lula e tirar o mandato de Ciro Nogueira.
Chapa pode isolar Ciro Nogueira no Piauí
Com a composição entre PSD, PT e MDB, aliados avaliam que Ciro Nogueira, que precisará disputar a reeleição em 2026, enfrentará grande dificuldade eleitoral. Parlamentares do estado relatam que levantamentos internos já apontam Júlio César como um nome competitivo, aparecendo atrás apenas de Marcelo Castro nas pesquisas, o que reforça a estratégia de Kassab ao aliar-se a Lula para impactar o mandato de Ciro Nogueira.
A entrada do PSD na disputa, com apoio direto do Palácio do Planalto, reduz o espaço político de Ciro, que hoje é um dos principais nomes da oposição ao governo Lula no Senado. Claramente, o fato de Kassab se unir a Lula para tirar mandato de Ciro Nogueira intensifica a pressão política.
Tentativa de Ciro de migrar para chapa presidencial fracassa
Ciente do cenário adverso no Piauí, Ciro Nogueira tentou se viabilizar como candidato a vice-presidente em uma eventual chapa presidencial encabeçada por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A articulação, no entanto, não avançou. Com Flávio Bolsonaro despontando como nome preferencial para a disputa presidencial no campo da direita, a avaliação dentro do PP é de que a vaga de vice deverá ficar com a senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Disputa pelo Senado deve ser uma das mais acirradas de 2026
A movimentação de Kassab sinaliza uma estratégia nacional do PSD para ampliar bancadas no Senado, em alinhamento com o Planalto. No Piauí, a formação da chapa com dois nomes competitivos coloca a eleição para o Senado entre as mais disputadas do país em 2026, especialmente com Kassab se unindo a Lula para tentar tirar mandato de Ciro Nogueira.





































































