Polônia intercepta avião de reconhecimento russo. Imagem: Governo da Polônia
Polônia intercepta avião de reconhecimento russo. Imagem: Governo da Polônia

Polônia intercepta avião de reconhecimento russo

A Polônia confirmou na tarde desta quinta-feira (25), que interceptou um avião russo sobrevoando perto de seu espaço aéreo. No caso, o governo polonês usou jatos para evitar a aproximação da aeronave suspeita, que sobrevoava a região do Mar Báltico, próximo à fronteira entre os dois países.

Desde setembro, quando três jatos russos violaram o espaço aéreo da vizinha Estônia por 12 minutos, os demais países da região estão em estado de alerta máxima. Além disso, a Polônia é um país-membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos e que surgiu após o final da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, ainda neste segundo semestre, mais de 20 drones de origem russa invadiram o espaço aéreo polonês. Com isso, também se ampliou o clima de tensão e beligerância na região do leste europeu.


Avião russo era de reconhecimento, diz Polônia

Polônia intercepta avião de reconhecimento russo. Imagem: Governo da Polônia
Polônia intercepta avião de reconhecimento russo. Imagem: Governo da Polônia

Em comunicado oficial, o Exército da Polônia disse que esse avião russo próximo da fronteira era uma aeronave de reconhecimento. E estava no espaço internacional do Mar Báltico, com as forças polonesas a escoltando para fora daquela área.

Antes, na noite anterior, o governo polonês também afirmou ter avistado objetos vindos da Bielorrússia. Esse país é o principal aliado da Rússia no leste europeu e, inclusive, tem diversos mísseis de capacidade nuclear instalados em seu território.

No entanto, os objetos vindos do lado bielorrusso, na verdade, eram balões de contrabando. E se moviam de acordo com a velocidade e a direção do vento.

De todo o modo, o governo polonês fechou o espaço aéreo na região de Podlaskie, para tráfego civil. Essa região, que fica no nordeste do país, faz fronteira com a Bielorrússia. O governo da Rússia e da Bielorrússia não se manifestaram.

Tensão desde início da guerra

O fato é que a Polônia vive momentos de tensão desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Desde então, a guerra entre os dois países não dá sinais de que vá parar.

Como os poloneses fazem fronteira e não possuem bom relacionamento com os russos, se teme que o regime de Vladmir Putin também os invada. Durante mais de 60 anos, a Polônia ficou sob domínio da União Soviética, até o fim do regime comunista no início da década de 1990.

Desde então, os países mantém relações diplomáticas, mas com animosidade.  Inclusive, a Polônia proibiu a existência do Partido Comunista em seu território.

Jornalista formado em 1999 pela Unitau e com passagem por diversos veículos de comunicação. Atualmente, é editor de esportes no jornal OVALE, produtor executivo na TV Câmara de São José dos Campos e redator em sites como CenárioMT, Grupo Prime e Rani News TV.