Cruzeiro acerta empréstimo de Gabigol ao Santos até 2026

Cruzeiro se acerta com o Santos, e Gabigol não se apresentará para a pré-temporada na Toca

O Cruzeiro acertou o empréstimo do atacante Gabigol ao Santos até o fim de 2026. Com o acordo sacramentado na noite desta quinta-feira, o jogador não se apresentará em Belo Horizonte para o início da pré-temporada na Toca da Raposa, que será comandada pelo técnico Tite.

O contrato prevê empréstimo válido até dezembro, com opção de compra por parte do Santos. Cruzeiro e Santos dividirão o salário do atacante, e a Raposa não receberá compensação financeira imediata pela cessão do jogador, além de seguir arcando com outros custos contratuais, como luvas.

As conversas entre os clubes avançaram após o período das festas de fim de ano e ganharam força principalmente pelo desejo de Gabigol de retornar à Vila Belmiro, clube onde foi revelado. A informação do acerto foi divulgada inicialmente pelo UOL.


Desde a semana passada, as diretorias de Cruzeiro e Santos buscavam um alinhamento financeiro para viabilizar a saída do atacante, que teria pouco espaço no elenco cruzeirense sob o comando de Tite. Os vencimentos de Gabigol, superiores a R$ 2,5 milhões mensais, eram um dos principais entraves da negociação.

A chegada do ex-treinador da Seleção Brasileira praticamente encerrou as chances de permanência do jogador na Toca da Raposa. Diante desse cenário, o Santos surgiu como alternativa viável, desde que houvesse a divisão salarial — condição imposta pelo clube paulista dentro de sua política de ajuste financeiro para 2026.

A expectativa na Baixada Santista é de que o anúncio oficial aconteça nos próximos dias, consolidando Gabigol como um dos principais reforços do Peixe para a temporada. A negociação ocorre pouco tempo após o Santos acertar a renovação de contrato de Neymar, que estendeu seu vínculo por mais um ano.

Revelado pelas categorias de base do Santos, Gabigol disputou 210 partidas pelo clube, com 84 gols e 13 assistências. Ele foi artilheiro do Brasileirão de 2018, três vezes artilheiro da Copa do Brasil, bicampeão paulista (2015 e 2016) e marcou o gol de número 12 mil da história santista, em 2014, contra o Botafogo-SP.

O retorno do atacante à Vila Belmiro é visto internamente como um movimento estratégico para fortalecer o elenco e reacender a identificação com a torcida.

Avatar photo
Jornalista, engenheiro civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade de Brasília, Ranielle Linhares é o fundador e estrategista-chefe do RaniNewsTV, a TV Digital de Brasília. Com mais de 850 mil seguidores nas redes sociais e mais de 77 milhões de contas alcançadas mensalmente, tornou-se uma das vozes mais influentes da comunicação digital na capital federal. Sua atuação combina credibilidade, linguagem acessível e uma abordagem multiplataforma que conecta política, cultura, economia e entretenimento.