Rússia acusa a Ucrânia por atentado que matou militar nesta segunda (22). Imagem: Pixabay
Rússia acusa a Ucrânia por atentado que matou militar nesta segunda (22). Imagem: Pixabay

Rússia acusa a Ucrânia por atentado que matou militar nesta segunda (22)

O governo da Rússia acusa Kiev do atentado que matou um militar de alta patente na manhã desta segunda-feira (22), em Moscou, capital do país. Na oportunidade, Fanil Sarvarov estava em um carro, da marca Kia Sorento, quando o veículo explodiu em um estacionamento.

Em plena guerra com a Ucrânia, o governo de Vladmir Putin acusa o país invadido de estar por trás do ataque terrorista. Na ação, apenas o general perdeu a vida e deixou a Rússia em sinal de alerta máxima.

Agora, o Comitê de Investigação do país iniciou uma investigação minuciosa sobre o caso. E o governo russo trata o caso como um assassinato.


Quem era Sarvarov nas Forças Armadas da Rússia

Rússia acusa a Ucrânia por atentado que matou militar nesta segunda (22). Imagem: Pixabay
Rússia acusa a Ucrânia por atentado que matou militar nesta segunda (22). Imagem: Pixabay

Fenil Sarvarov, tente-general do Exército da Rússia, também comandava um departamento que cuidada de formação operacional. No caso, dentro do Estado-Maior das Forças Armadas do país.

Como era um militar de alta patente, já seria um alvo potencial dos rivais ucranianos. Com menos poder bélico, o regime de Volodimir Zelensky lança mão de ações isoladas como a que aconteceu nesta segunda em solo russo.

Na oportunidade, o militar atingido em Moscou ainda foi socorrido. Mas, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Aliás, o artefato explosivo estava na parte de baixo do veículo e o acionaram em uma rua da cidade.

De acordo com o Comitê de Investigação do governo russo, os serviços especiais ucranianos são os principais suspeitos do ataque. No entanto o governo de Zelensky ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Ainda em 2025, o general Yaroslav Moskalik, vice-chefe da diretoria de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas russas, morreu em ação parecida. Em abril, o carro em que estava explodiu em uma cidade próxima a Moscou e não resistiu.

Antes, em 2024, houve outro militar de alta patente que morreu após a explosão de um patinete elétrico na capital russa. Nesse caso, o SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia), reivindicou a ação.

Putin já foi informado sobre o caso

Agora, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, soube pessoalmente da morte do tenente-general nesta segunda-feira. Contudo, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Desde fevereiro de 2022, com a invasão da Ucrânia pelo exército russo, a guerra não teve mais fim. Segundo os russos, se trata de uma ‘operação especial’, enquanto os ucranianos acusam os russos de cometerem crimes de guerra.  Embora haja algumas propostas de paz, ainda não há uma previsão para o fim desse conflito entre a Rússia e o Ucrânia.

Jornalista formado em 1999 pela Unitau e com passagem por diversos veículos de comunicação. Atualmente, é editor de esportes no jornal OVALE, produtor executivo na TV Câmara de São José dos Campos e redator em sites como CenárioMT, Grupo Prime e Rani News TV.