Solstício de verão: entenda por que hoje é o dia mais longo do ano no Brasil
Fenômeno marca o início do verão no Hemisfério Sul e aumenta o tempo de luz solar
Neste domingo (21), o dia tem mais horas de luz solar do que qualquer outro ao longo do ano. O fenômeno é conhecido como solstício de verão e ocorre quando o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, encontra-se mais inclinado em direção ao Sol.
Nesse momento, a incidência de luz solar acontece por um período maior, fazendo com que o dia seja mais longo e a noite mais curta, característica típica do início do verão.
O que é o solstício de verão?
O solstício ocorre porque o eixo de rotação da Terra é inclinado, e não perfeitamente alinhado com a órbita do planeta em relação ao Sol. Essa inclinação faz com que, ao longo do ano, diferentes hemisférios recebam quantidades distintas de luz solar.
“O solstício de verão acontece quando o Hemisfério Sul está no máximo de iluminação, ou seja, quando essa parte da Terra está mais voltada para o Sol”, explica Universidade Federal do Rio de Janeiro o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, também coordenador de comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira.
Onde o fenômeno é mais perceptível no Brasil?
O solstício de verão é mais perceptível nas regiões afastadas da Linha do Equador. No Brasil, isso significa que moradores do Sul, Sudeste e do sul do Centro-Oeste notam com mais clareza o fenômeno.
Nessas regiões, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, prolongando o período de claridade ao longo do dia. Já no Norte e Nordeste, a diferença entre a duração dos dias ao longo do ano é menor.
“Quem mora no Sudeste, no Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe dias mais longos, com mais horas de luz solar para aquecer o ar e manter as temperaturas elevadas”, explica a plataforma Climatempo.
Origem da palavra “solstício”
A palavra solstício vem do latim solstitium, que significa “sol parado”. A expressão faz referência ao momento em que o Sol parece atingir o ponto máximo de deslocamento no céu antes de começar a “retornar” gradualmente nos dias seguintes.
A explicação é destacada pelo Museu da Vida Fiocruz, que populariza conceitos científicos para o público em geral.
Curiosidade: relação com o horário de verão
O aumento das horas de luz durante o solstício de verão inspirou a criação do Horário de Verão, adotado no Brasil entre 1931 e 2019. A ideia era aproveitar melhor a iluminação natural e reduzir o consumo de energia elétrica.
Como o fenômeno é pouco perceptível no Nordeste, o horário de verão era aplicado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

































































