O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran‑DF) lançou uma campanha educativa para alertar pais e responsáveis sobre os cuidados ao contratar transporte escolar, com foco em garantir a segurança das crianças e adolescentes no deslocamento diário para a escola.
A ação inclui a distribuição de uma cartilha com orientações sobre os critérios que os responsáveis devem observar ao escolher o transporte escolar, como a exigência de motoristas habilitados com curso especializado, exame toxicológico atualizado e habilitação adequada para transporte de passageiros.
De acordo com o Detran, os condutores que atuam no transporte escolar não podem ter duas ou mais multas gravíssimas nos últimos 12 meses para operar legalmente, e os veículos devem passar por inspeção semestral de segurança e estar em conformidade com as normas técnicas.
Atualmente, 1.267 transportadores escolares estão autorizados a circular no Distrito Federal, obedecendo às exigências do órgão de trânsito para atuação no serviço. Pais e responsáveis podem verificar a situação dos veículos e condutores verificando itens como cintos de segurança, pneus, iluminação e outros equipamentos essenciais antes de contratar o serviço.
A campanha também orienta que irregularidades sejam denunciadas à central de atendimento do GDF pelo telefone 162 ou por meio de consultas e registros disponíveis no site do Detran‑DF, auxiliando a fiscalização e o cumprimento das regras de segurança no transporte de estudantes.
- Modernização do complexo de reciclagem na Cidade Estrutural (DF) é autorizada com investimento de R$ 5 milhões
- Corrida de Reis 2026 terá 20 mil corredores em Brasília com inscrições gratuitas
- Programação no fim de semana em Brasília terá oficinas, teatro, feira de artesanato e samba para todas as idades

































































