A campanha de fim de ano da Havaianas, que contou com a participação da atriz Fernanda Torres, causou muita discussão nas redes sociais.
Entenda a polêmica
Isso aconteceu porque a campanha não agradou alguns políticos e pessoas que apoiam a direita. Como resultado, as Havaianas começaram a receber críticas e até as mesmas ameaças de que as pessoas não iriam mais comprar seus produtos. Algumas pessoas chegaram a chamar as Havaianas de “vilã” por causa disso.
A propaganda não fala sobre política de forma direta. No entanto, as pessoas não gostaram dela. Isso aconteceu porque cada um interpreta as coisas do seu próprio jeito. Então, elas acharam que a atriz estava tentando dizer algo sobre política, mesmo que não estivesse falando abertamente sobre o assunto. A propaganda em si não faz menção direta à política, mas o que a atriz disse fez as pessoas pensarem que havia um posicionamento implícito por trás das suas palavras.
No vídeo, Fernanda Torres inicia o texto dizendo: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”. Em seguida, ela faz uma reflexão sobre sorte, afirmando que ela não depende da vontade das pessoas, mas do acaso.
O tom irônico e reflexivo da mensagem foi suficiente para gerar leitões políticos, mesmo sem referências explícitas. A repercussão mostrada como campanhas publicitárias pode ser politizada a partir da leitura do público, independentemente da intenção declarada da marca.
































































