Quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça nomeado por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (13 de janeiro de 2026) a escolha de Wellington César Lima e Silva para ser o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, cargo deixado por Ricardo Lewandowski, que se afastou no início de janeiro por motivos pessoais e familiares.

Perfil e carreira de Wellington César Lima e Silva

Wellington César Lima e Silva, 60 anos, é **jurista baiano nascido em Salvador com longa trajetória no serviço público e no sistema de Justiça. Ele se formou em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1988 e tem mestrado em direito penal e criminologia, além de ter cursado doutorado na Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.


Ele iniciou sua carreira no Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 1991 e atuou como promotor e depois procurador-geral de Justiça da Bahia por dois mandatos consecutivos entre 2010 e 2014, período em que se destacou no combate ao crime organizado e na articulação institucional local.

Experiência em cargos públicos e no governo federal

Antes de ser indicado ministro da Justiça, Lima e Silva ocupou cargos estratégicos no governo:

  • Foi secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre janeiro de 2023 e julho de 2024, quando assessorava o presidente em análises jurídicas de decretos, portarias e atos do Executivo.

  • Após deixar a Casa Civil, passou a exercer o cargo de advogado-geral da Petrobras, função que ocupa atualmente e que lhe rendeu destaque como nome técnico e próximo ao círculo de confiança de Lula.

Passagem anterior pela pasta da Justiça

Esta não será a primeira vez que Lima e Silva será nomeado para o Ministério da Justiça: ele já havia sido indicado à pasta em março de 2016, no governo da então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, sua nomeação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) porque ele ainda exercia cargo no Ministério Público e não poderia acumular funções no Executivo sem se desligar formalmente da carreira de procurador.

Contexto da nomeação

A escolha de Lima e Silva ocorre em um momento em que o governo federal tem enfatizado a agenda de segurança pública como uma prioridade e busca continuidade institucional após a saída de Ricardo Lewandowski. A nomeação dele deve ser formalizada no Diário Oficial da União (DOU) até o fim da semana, e aliados de Lula destacam seu perfil técnico e boa interlocução com o Judiciário como fatores importantes para a escolha.

Expectativas para sua gestão

Como ministro, Wellington César Lima e Silva deve enfrentar desafios ligados à segurança pública, combate ao crime organizado e coordenação entre as forças de segurança federais e estaduais, além de dar suporte jurídico a políticas do Executivo nessa área. A manutenção da estrutura atual do ministério, sem desmembrar a pasta de segurança pública em ministérios separados, também foi reafirmada pelo presidente.