UE acusa Rússia de bloquear GPS de avião com presidente Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viveu uma situação de risco durante voo para a Bulgária no domingo (31) quando o sistema de GPS de sua aeronave foi deliberadamente desativado por interferência externa. A União Europeia atribuiu oficialmente a ação à Rússia, caracterizando o incidente como “interferência descarada” e parte da “guerra híbrida” promovida pelo governo de Vladimir Putin.

Detalhes do Incidente de Interferência

Durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv (segunda maior cidade búlgara), o jato oficial perdeu subitamente todos os sistemas eletrônicos de navegação. De acordo com o Financial Times, os pilotos precisaram realizar procedimentos de emergência, circulando por uma hora na área até conseguirem um pouso seguro utilizando apenas mapas de papel para orientação.

Uma autoridade do aeroporto búlgaro confirmou ao jornal: “Todo o sistema de GPS da área do aeroporto saiu do ar. Foi uma interferência inegável”. A Bulgária não faz fronteira terrestre com a Rússia, mas ambos os países são banhados pelo Mar Negro, com a Crimeia situada a aproximadamente 400 km do território búlgaro.

Reação da União Europeia

A porta-voz da UE, Arianna Podesta, afirmou em coletiva de imprensa: “Podemos confirmar que houve bloqueio de GPS. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência descarada da Rússia”. Ela acrescentou que os países da UE “estão acostumados com ameaças e intimidações da Rússia”, que compõem um “comportamento hostil”.

Contexto Geopolítico da Visita

Von der Leyen realizava uma visita de quatro dias a países da UE que fazem fronteira com a Rússia, discutindo medidas de segurança contra ameaças russas. A viagem ocorreu dias depois dela classificar publicamente Vladimir Putin como “um predador que só pode ser contido com forte coerção”.

Kremlin negou envolvimento no incidente através de seu porta-voz Dmitry Peskov. O ocorrido reforça os apelos por maior investimento em sistemas de navegação resilientes e medidas de proteção contra guerra eletrônica no espaço aéreo europeu. Sistema de navegação de avião da presidente da Comissão Europeia foi desativado durante voo para Bulgária. UE acusa Rússia de interferência hostil